A cidade como o maior palco cultual

Ideia 92 de 99.


Um dos objetivos de um espetáculo cultural lúdico é transportar as pessoas para uma nova realidade onde elas possam ser estimuladas por diferentes sensações que despertem novas formas de pensar e imaginar o mundo.


A arte circense é uma das que mais podem exemplificar o poder de encantamento que representações lúdicas podem ter na vida das pessoas, pois diferente de obras audiovisuais que usam efeitos computadorizados para criar novos mundos, o circo consegue criar na própria realidade um novo universo utilizando artefatos e cores.


O circo utiliza uma lona para criar seu mundo mágico par que ali as pessoas possam ter uma relação de interconexão com o espaço, com os artistas e as pessoas que partilham daquele momento.


Estas mesmas pessoas, no dia a dia, compartilham espaços públicos que acabam exercendo apenas um papel funcional na vida delas. A falta de conexão entre os indivíduos e seu espaço pode criar uma relação onde um não se importa com o outro. A consequência disto para a cultura é a desmonte de equipamentos com valor afetivo para as pessoas e a ocupação por estruturas que distanciam aqueles que estão ao seu entorno.


É difícil combater especulações mobiliarias ou frear o desenvolvimento urbano das cidades, mas uma forma de criar e manter uma relação com pessoas e espaço é permitindo que pontos da cidade se tornem palcos a céu aberto, pois ao proporcionar experiências onde há ligação entre o público e seu entorno, cria-se laços necessários ao transformar a visão que elas tem dos locais para além do seu papel funcional.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook