A Cultura precisa de um startup weekend

Ideia 81 de 99.

O surgimento de uma empresas que transforma o mercado em que atua não é fruto do acaso, mas sim resultado de um processo de investimento. Antes mesmo destas empresas conseguirem financiamento para crescer e impactar seus mercados é preciso que haja apoio desde o início, sobretudo na fase de ideação. Para que surja ideias que ajudem o setor cultural é preciso fomentar a geração delas.


O mercado das startups entendeu a importância do incentivo na fase de ideação e criou um evento chamado startup weekend. Este tipo de evento é realizado simultaneamente em diversos locais do mundo durante os fins de semana com o intuito de fomentar a criação de empresas que resolvam problemas da sociedade.


Durante todo o fim de semana, entusiastas á empreendedores e profissionais da área de tecnologia se reúnem em grupos para tirar ideias do papel, montar empresas e produtos e disputar uma competição. Tudo isso em 54 horas. Alguns destes eventos possui temática de um mercado específico como educação, saúde, construção civil. Agronegócio ou qualquer outro setor que necessite de ideias que resolvam seus problemas, ou seja, praticamente todos.


O principal objetivo de um startup weekend não é apenas a criação de empresas, mas principalmente o aprendizado que os participantes adquirem, pois a dinâmica do evento é desenhada para que errem e aprendam numa velocidade altíssima, focados em resultados práticos e trabalhando em equipe.


São raríssimos os eventos tendo a cultura como temática. Não ter apoio desde o início faz com que pouquíssimas soluções cheguem para o mercado cultural, setor este que possui muitos problemas que precisam urgente de solução.


Precisamos de ideias que facilitem a captação de recursos, que melhorem a qualificação dos profissionais, que conectem parceiros culturais, que diminuam custos, que melhorem a divulgação, que facilitem o nosso dia a dia. Precisamos de várias ideias e para que elas surjam precisamos criar ambientes que as incentivem. Startup weekends para a cultura podem ser uma boa.


A cultura só conseguirá sair da crise com a contribuição de todos os agentes da sociedade. Poder público, iniciativa privada, movimentos sociais, profissionais do setor e público.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook