A cultura precisa ser mais cool

Ideia 11 de 99.


O modo como as pessoas percebem um produto influencia no preço que se cobra dele.


Tanto os profissionais que trabalham no setor e o publico que consome seus trabalhos sabem da importância que as atividades culturais tem para a sociedade e dos benefícios que a valorização da cultura gera no meio em que vivemos.


Mesmo sendo um exercício cívico, consumir produtos culturais também é uma forma de consumo na sociedade de mercado e, ao se encaixar nesta categoria, exige-se que algumas práticas mercadológicas sejam aplicadas para facilitar o consumo em massa.


A forma de comunicar um produto impacta diretamente na venda dele e por consequência em seus alcance na sociedade. Para executar uma boa estratégia de comunicação é preciso entender as características de um produto ou serviço, como ela agrega valor na vida de quem consome e, para tornar mais vendável, exaltar as qualidades e adequar a um modo ideal de viver. Uma utopia.


Os comerciais de margarina nos anos 90 ficaram famosos não pelo produto em si, mas pelo estilo de vida que ele vendia cujo seu produto estava inserido neles. Ao mesmo tempo que havia publicidade da marca, havia a transmissão mensagens que ressaltavam um tipo de constituição familiar que desconsiderava a realidade das famílias brasileiras.


Ainda hoje muitos produtos ainda se inserem em estilos de vida para que eles pareçam melhores do que são e se torne mais atrativo nas prateleiras. Seja um perfume, um smartphone ou um carro. Embora esta estratégia utilize atributos que o produto em si não oferece, ela funciona. Por quê então não usar para vender cultura?


Os produtos cultuais podem sim se vender como algo que traz benefícios à sociedade, mas podem ir além disto. É preciso mais sedução para atingir grandes públicos, vendendo o produto cultural como uma experiência imperdível que vai fazer as pessoas se sentirem melhor, mais inteligentes e por que não, mais legais?


Ao contrario da maioria dos outros produtos, a cultura traz benefícios para a vida de qualquer pessoa, de qualquer idade e origens, produzindo resultados que impactam positivamente o individuo e seu entorno.


A cultura pode ser cool e deve ser, pois o sucesso de qualquer produto não é o produto em si, mas como ele faz as pessoas se sentirem com ele. Consumir cultura pode ser a coisa mais legal do mundo.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook