Adote a gestão de processos a sua rotina de trabalho

Ideia 27 de 99.

Produtores culturais lidam com processos o tempo inteiro, desde o passo a passo para a captação de recursos até os rituais feitos antes de um espetáculo. Todos os processos envolvem a utilização de recursos e uma duração. Quando lidamos com organizações, sejam elas Ongs, empresas ou coletivos, cada processo tem um custo financeiro, mesmo que a maioria deles sejam difíceis calcular.


O mundo corporativo já tem consciência a respeito da importância dos processos de trabalho e seu impacto no desempenho, tanto que a busca por soluções que melhores seus processos criam novos mercados e empresas surgem para suprir estas demandas.


A ciência da gestão de processos teve seu maior desenvolvimento posterior a revolução industrial, onde os donos das fábricas buscavam adotar práticas que otimizassem recursos e produzissem mais resultados em menor tempo.


Obviamente que agentes culturais não precisam, e nem devem, aplicar diretamente os conceitos científicos , pois a produção cultural lida com pessoas sensitivas e não com máquinas. Porém isso não exime qualquer gestor cultural de aplicar boas práticas aos processos, sejam eles pequenos ou importantes. Todos eles impactam na entrega final.


A otimização de processos reduz custos e ao reduzir custos em uma determinada área, aquele mesmo ganho pode ser remanejada para investir em uma outra área, melhorando assim cada vez mais a estrutura interna para que o artista, produtor, espaço cultural possam oferecer uma melhor experiência ao seu público final.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook