Aprenda com a Marvel e crie seu próprio Universo Cultural

Ideia 41 de 99.

No ano de 2019, um filme foi responsável por monopolizar indiretamente a ocupação de diversas salas de cinema no Brasil, gerando debates e reações adversas de produtores audiovisuais que viram a perda de espaço de suas obras. Para quem estava alheio ao produto oferecido, aquilo era apenas um filme. Para os fãs , era o grande evento da década.


Vingadores Ultimato não foi apenas a maior bilheteria do cinema da história, como também um dos projetos mais ambiciosos da indústria do entretenimento. Iniciado uma década antes, o chamado UCM - Universo Cinematográfico Marvel soube usar seu maior ativo (personagens ) para criar uma longa história através da unificação de 22 produtos separados com seus filmes.


A fórmula Marvel deu tão certo que alguns de seus filmes que possuíam personagens poucos conhecidos do grande público como Guardiões da Galáxia, Pantera Negra e Capitã Marvel foram sucessos de bilheterias bem maiores que filmes que traziam personagens mais famosos como Liga da Justiça com Batman, Superman e Mulher Maravilha. Um dos fatores que determinaram o resultado foi porque os filmes estavam inseridos em um contexto muito maior que si, ou seja, eram parte de um universo.


Construir um universo demanda trabalho, investimento e planejamento. Dificilmente um estabelecimento cultural conseguiria aplicar o conceito sozinho, por isso é mais recomendável a junção de vários estabelecimentos que se articulem para produzir uma série de conteúdos que funcionem de maneira independente, mas que façam parte de um universo e contem uma única e atrativa história.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook