Como a cultura melhora a qualidade de vida nas empresas


O conceito de qualidade de vida nas organizações vem se ampliando cada dia mais, não apenas restringindo à ações ligadas a saúde física dos colaboradores como também a saúde mental.

Por as empresas precisarem sempre de resultados para sobreviver e crescer, as pessoas recebem pressão para atingir metas e muitas das pessoas podem colapsar, causando muito mais prejuízos as organizações, incluindo financeiros.

Por isso que as empresas investem em programas ou oferecem benefícios como auxílios que ajudam a manter a mente saudável para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, manter a produtividade.

O que muitas empresas ainda não pensaram é que não é necessário que seus colaboradores cheguem ao limite para então agir e arcar com altos custos de ações diminuição de danos. As empresas podem incentivar pequenas ações para que as pessoas possam adquirir novos hábitos que melhorem a qualidade de vida.

Atividades de lazer e recreação podem ajudar nisso como por exemplo a ida ao teatro ver uma comédia. Nesta situação específica, além de ver um espetáculo que tem como propósito causar relaxamento uma pessoa pode se sentir melhor ao estar fazendo uma atividade social ao compartilhar seu sentimento com demais público. Rir faz bem, socializar faz bem e isso não é nenhum segredo.

As empresas precisam se preocuparem com qualquer coisa que possa impactar em seus resultados, mas ela não pode obrigar seus colaboradores a adotar certas atitudes principalmente quando elas não estão no trabalho, contudo as empresas podem sim estimular.

Consumir cultura é um hábito saudável e produtivo que traz diversos benefícios para as pessoas. Uma empresa que estimula hábitos saudáveis e se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores passa uma mensagem positiva de que se importa com bem estar e isto impacta diretamente nos resultados atingidos, só que de maneira menos danosa que forçam as empresas a buscarem remediar, literalmente, a situação.


Por Gleison Nascimento, fundador da Clubean.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook