Considere as datas sazonais para produzir espetáculos culturais

Ideia 66 de 99

A ciência da publicidade tornou-se mais relevante quando organizações passaram a ocupar espaços e disputar a atenção da pessoas, incentivando assim a produção de estudos e a criação de técnicas para que empresas pudessem se sobressair em relação aos seus concorrentes e levar sua mensagem de persuasão aos potenciais consumidores.


Como estratégia de promoção, a publicidade foi responsável por criar novas tradições como black Friday ou mesmo transforar tradições já existentes em eventos para movimentar o consumo (dia dos namorados, dia das crianças, natal), fazendo com que a grande maioria das empresas utilizem estas datas comemorativas para fazer publicidade de acordo com o objeto de celebração.


As principais datas comemorativas possuem datas determinadas para acontecer assim como as estações do anos ou eventos periódicos. Tais períodos são chamados de sazonais, onde o comércio pode se organizar com antecedência para planejar ações de marketing adequados ao contexto da época.


O Marketing sazonal é uma estratégia de comunicação usada pelas empresas em datas comemorativas, principalmente aquelas que incentivam o consumo de bens e serviços. Em alguns mercados o marketing sazonal não tem caráter de diferenciação, pois se tornou tão comum entre agentes do mesmo setor que fazer este tipos de ação se torna obrigação.


Agentes culturais não costumam fazer marketing sazonal, mas sim produções sazonais, mesmo que com frequência menor que o mercado de consumo. Seja um coral de natal, espetáculos infantis na semana da criança ou peças bíblicas durante a páscoa, tais produções ganham mais apelo durante o período que é celebrado o acontecimento.


O conceito de sazonalidade não se restringe à produzir espetáculos em datas comemorativas apenas, pois pode-se aplicar em épocas do ano onde um assunto está mais em voga. Há cada dois anos temos períodos de eleição, há cada quatro temos copa do mundo, anualmente há repetição de reality shows famosos, ou seja, oportunidades para criar algo em períodos sazonais é o que não falta.


Produções culturais sazonais tem todo o marketing geral ao seu favor e pode pegar parte da atenção que é gerada nestes períodos para impulsionar a divulgação de seus produtos.


© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook