Construa uma comunidade em torno de sua marca

Ideia 34 de 99.

Os espaços de cultura são lugares que reúnem pessoas que querem e gostam de estar ali, ou seja, tem em comum o mesmo desejo e motivadores que os une. Quando as pessoas estão nestes locais elas compartilham a experiência proporcionada pelos produtores de cultura. Ao vivenciar uma experiência, por caráter socializador, o ser humano tem a necessidade de interagir com o outro para expressar os seus sentimentos e ter de volta um senso de empatia e pertencimento .


Por todas estas características, os espaços culturais são ambientes propícios para a formação de comunidades. O que diferencia um publico de uma comunidade é o fato de que somente a segunda interage entre si de maneira continua, não somente durante a apresentação de um espetáculo.


Uma comunidade potencializa o poder das pessoas como público, aumentando assim o impacto de sua voz. Nas comunidades as pessoas tem prazer de contribuir para seu grupo social e quando as comunidades são formadas em torno de um objeto seus integrantes fazem ações que beneficie aquele objeto para buscar aprovação de seu grupo social.


O melhor dos casos não é quando o agente cultural constrói a comunidade, mas sim quando ela nasce de modo espontâneo. Por isso deve-se incentivar com força o florescimento destas comunidades.


Investir em comunidades se assemelha a construir fortalezas, pois nas horas mas necessárias ela estará lá para proteger aquilo que da sentido a ela.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook