Consumir cultura pode aumentar sua Criatividade

A criatividade é necessário para a vida.

Não é possível falar em inovação sem abordar a criatividade, pois ela faz parte do processo que levam as empresas a chegar às soluções inovadores internas como redução de custos e aumento de produtividade ou inovações externas como a criação de novos produtos e serviços. Mas para atingir estes resultados é preciso que haja pessoas criativas.


Um dos maiores mitos da humanidade é de que existem poucas pessoas criativas no mundo como se a criatividade fosse um dom, quando na verdade todos nós podemos ser criativos e exercer a criatividade em diferentes maneiras.


Contudo, para gerarmos ideias criativas precisamos vencer nosso maior obstáculo: nós mesmos, ou nossa mente. Muito gente não consegue ser criativo por auto-sabotar ideias mesmo antes de expo-lás. Mas então como vencer estas limitações? Simples: ampliando os limites.


Um concerto, uma exposição, um livro, um filme ou uma peça são obras que podem estimular as pessoas a pensarem de forma mais ampla além de trazer conhecimento e novas informações (fatores essenciais para a geração de ideias criativas) e diferente de um treinamento, criatividade desenvolve através de estímulos constantes que mexam com a sensibilidade das pessoas. Sensibilidade não no sentido de fragilidade/vulnerabilidade, mas no sentido prático de perceber as coisas no mundo a volta para propor ideias que sejam mais efetivas.


Artistas precisam ser criativos a todo tempo para transmitir sua mensagem. As pessoas comum não tem necessidade criarem obras de arte destrutivas, porém a todo o momento precisamos ser criativos para lidar com os pequenos problemas do dia a dia, principalmente nas empresas. Seja arranjando uma nova forma de prospectar ou atender os clientes, incentivar a equipe, resolver “pepinos” inesperados ou diminuir pequenos gastos.


Pequenas ações criativas fazem toda a diferença.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook