Deixe de lado o preconceito e aprenda com o K-POP

Ideia 14 de 99

Em junho de 2019 o jornal O Globo publicou uma matéria sobre o aumento de interesse de brasileiros em aprender coreano. Um dos fatores que levaram a esta situação foi o crescimento da influencia da cultura sul coreana no Brasil que conquistou milhares de fãs com seus produtos, sobretudo o K-pop.


O gênero musical possui bandas com legiões de fãs no mundo todo que provavelmente já ouviu falar como Exo e BTS. Os produtores aprimoraram o estilo popularizado pelos norte-americanos com as boybands e levaram a um nível tão elevado que hoje há toda uma indústria estruturada para fomento deste mercado.


O K-Pop cresceu tanto em popularidade e influência que ultrapassou o status de gênero musical para ser um estilo de vida. Fãs das bandas não só consomem produtos musicais como se interessam em descobrir outros produtos da cultura coreana, como novelas, filmes e animes, gerando assim o interesse em aprender a falar coreano.


Por trás de todo este sucesso há um planejamento estratégico bastante efetivo, seja por quem produz no mercado ou pelo próprio governo. Existem espaços físicos que fomentam o surgimento de bandas e, por consequência, ajudam a formar um público consumidor. Tudo isso incentivado pela iniciativa pública e privada.


Quando não são lugares específicos para treinar as danças, há ocupação de espaços onde fãs se reúnem para praticar e interagir com a comunidades. Em São Paulo, no Centro Cultural Vergueiro, fãs se reúnem para dançar K-Pop e treinar coreográficas através dos espelhos.


As produções k-pop são de extrema qualidade e capricho visual, pois sabem que no mundo digital a imagem importa, por isso os clipes são estilizados e cheios de cores. Até a composição das bandas é planejada minuciosamente para atrair a maior quantidade de fãs.


Os produtores culturais brasileiros não precisam aplicar todas as técnicas usadas pela indústria K-Pop, pois existe consequência de todo uma estrutura competitiva e exigente, mas pode aprender e aplicar ações que ajudem a popularizar nossos produtos culturais e de fato criar uma indústria poderosa como a do K-Pop a ponto de influenciar nas escolhas individuais das pessoas.


A cultura produzida no país é rica em diversidade e precisa ser explorada para a criação de produtos culturais que influenciem positivamente em nosso modo de viver e seja uma vitrine para outros países do mundo.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook