Deixe de lado o preconceito e aprenda com o Sertanejo

Ideia 13 de 99.

Em abril de 2020, por conta da pandemia mundial do Covid-19 que resultou na suspensão de atividades que aglomerassem pessoas, vários artistas passaram a fazer apresentações online para exercer sua arte durante o período de confinamento da população. “Live” foi o nome popular para tais tipos de apresentações e uma delas se destacou mais entre todas por bater o recorde de visualizações durante o evento. Marília Mendonça foi responsável por uma audiência de 3,3 milhões de pessoas. Uma cantora que nunca esteve no top 100 da Billboard atingiu tal feito.


A cantora é uma das principais representantes do sertanejo, gênero musical de maior preferência da população brasileira, segundo pesquisa da Jleiva Cultura e Esporte. Entender o sucesso do gênero ajuda-nos a entender o comportamento de consumo cultural de nosso próprio pais para extrair aprendizados que ajudem a tornar outros produtos cultuais um sucesso.


O mercado de música sertaneja movimenta bilhões em receita e possui uma indústria muito bem estruturada. Seus produtos tem qualidade de produção, sejam nas músicas, vídeo clipes ou nas apresentações ao vivo . O gênero tem forte apelo popular, principalmente no interior e nas grandes cidades do centro do país. Seus artistas contribuem com o crescimento um do outro ao fazerem diversas parcerias, seja com artistas consolidados ou em ascensão. Há um estilo de vida festivo que atrai as pessoas e, principalmente, consegue se comunicar com as pessoas comuns.


Dificilmente um espetáculo de dança, um concerto ou um recital poético vai atingir marcas de milhões de visualizações. O objetivo não é este. É preciso olhar o sertanejo sob uma ótica humildade de quem quer aprender a produzir conteúdos que consigam conectar cada vez mais com as pessoas.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook