Elabore seu produto cultural com dinâmicas de jogos

Ideia 60 de 99.

A razão pela qual muitas pessoas são viciadas em jogos é porquê eles são elaborados para isto. Quando se cria um jogo é preciso utilizar diversos tipos de mecanismos que motivem os jogadores a quererem jogar, a continuar jogando e terminar o jogo.


Dentro do processo de construção do jogo é levado em consideração quais os sentimentos e reações o jogador terá ao longo de sua trajetória de modo controlar a dosagem daquilo que ele pode vir a sentir , buscando assim, a maneira ideal para mantê-lo engajado.


Quem criar jogos, principalmente os eletrônicos, tem como foco principal reter atenção total do jogador, pois jogos exigem participação ativa de quem esta tendo a experiência. Tornar o jogador um viciado não é o objetivo, mas sim uma consequência de quando se constrói produtos que geram altos níveis de engajamento.


Jogos na sociedade não são atividades novas. Existem registros que mostram a existência deles 5mil anos antes de Cristo, porém o estudo deles é bem mais recente. Uma das vertentes destes estudos que vem ganhando mais notoriedade é o conceito de Gamification, onde elementos de jogos são aplicados em contextos que não há jogos.


Um produtor cultural, principalmente aquele que constrói experiências, lida com dinâmicas e objetivos muito semelhante aos dos jogos, pois necessita da atenção de seu público e, muitas vezes, imersão total. Apesar da necessidade de adotar muitos elementos técnicos, utilizar conceitos de gamification pode ser divertido também, pois exige que o seu realizador crie e “manipule” a experiência do usuário e para isso exige-se muita criatividade e sensibilidade. Algo que o artista tem de sobra.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook