Memes podem potencializar a comunicação de agentes culturais

Ideia 49 de 99.

A comunicação de conceitos foi sempre uma tarefa desafiadora, pois era preciso utilizar centenas ou milhares de palavras escolhidas cuidadosamente para transmitir uma determinada mensagem, sendo a dificuldade de compartilhar tal conceito um desafio maior ainda.


O avanço das tecnologias de conexão em rede ajudou a facilitar a disseminação de conceitos, porém ter maior alcance não significa gerar mais compreensão. No entanto, neste século presenciamos o crescimento de uma forma de linguagem que revolucionou a maneira de transmitir conceitos: os memes.


Memes não são apenas imagens engraçadas, pois seu potencial vai além de utilizar humor como forma de comunicação. Memes são oportunidades para transmitir conceitos e valores. Muito dos memes que temos contatos em nosso cotidiano exigem o entendimento e compreensão de algum fato ou conceito. Por exemplo o meme da Barbie Fascista é uma crítica ao pensamento das elites que não conseguem compreender as questões sociais do mundo.


Os comunicadores, não só da área cultura, mas todos no geral, precisam estudar esta nova linguagem para melhorar a comunicação com seus públicos. Embora seja uma linguagem com estudos recentes, há na rede materiais que podem ajudar profissionais a entenderem melhor a comunicação memética como o Museu de Memes.


Aproveite a criatividade artística e use memes para se comunicar com seu público.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook