Ofereça seu palco para os transformadores culturais

Ideia 84 de 99.

Nos últimos tempos vimos personalidades nocivas ganharem palco e visibilidade para disseminar conteúdos perigosos. Essas pessoas se aproveitavam dos algoritmos de redes sociais para alcançar grupos fanatizados que replicariam suas postagens. Essas pessoas ganharam milhões de seguidores e usaram sua influência para ditar os rumos da política.


Algumas destas personalidades utilizaram como estratégia o ataque ao setor cultural para enfraquecer o argumento de seus opositores, que ao tentar se defender, entrou em um jogo de cartas marcadas. A consequência disto foi a desvalorização da classe artista e a perda de interesse de boa parte da população na cultura.


O exemplo exposto não apenas serve para mostrar que não podemos dar palco à pessoas nocivas, como traz um outro aprendizado mais importante: precisamos dar palco a quem faz por nós, pois uma coisa é certa: se ninguém ocupar o palco, alguém ocupa.


Os estabelecimentos culturais tem no palco o seu espaço mais valioso, pois é naquele local que o foco da audiência se direciona. É preciso dar palco para quem precisa. Dar visibilidade para ideias que contribuam para a cultura e assim tornar os transformadores culturais em influenciadores e inspiradores em nossa sociedade, revertendo o jogo.


Ganhar a guerra de narrativas que estão prejudicando a cultura exige saber utilizar todas os nossos recursos e empoderar nossos “soldados” e as “armas” de muitos de nós é um foco de luz que ajude a disseminar boas ideias na mente das pessoas .

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook