Poesia e Tecnologia

Ideia 67 de 99.


É difícil escrever sobre poesia sem utilizar as palavras como modo de representar aquilo que sentimos em nossos corações. A poesia é uma forma de arte que nos convida a mergulhar na profundidade e nos conectarmos sentimentalmente com nós, com o outro e com todas as demais coisas, sendo uma expressão cultural que exige total atenção de quem a experiência.


O canal mais comum utilizado para transmitir poesia é a escrita, seja ela no papel ou mesmo no virtual, mas pode haver poesia visual e sonora, necessitando assim outros canais compatíveis para sua expressão.


Quando se produz um sarau de poesia, o ato de recitar textos é apenas uma das atividades necessárias, pois mais do que pessoas lendo e ouvindo textos poéticos é preciso criar uma atmosfera que favoreça a imersão naquela arte. O espaço, o cheiro, as luzes e o som contribuem para a criação de um ambiente onde o publico possa mergulhar na experiência poética. Vale usar todos os recursos que agucem os sentidos, desde aromatizadores até, por que não, equipamentos tecnológicos.


Existem ferramentas tecnológicas que estão mais acessíveis nos dias atuais, sejam equipamentos de som, iluminação ou de projeção de imagens. A utilização de tais equipamentos tem como objetivo aumentar o potencial de impacto da poesia através da ampliação de sua linguagem de expressão.


A utilização da tecnologia para transmitir poesia é uma estratégia para conseguir comunicar esta arte para o publico do século 21 que já não anseia mais por produtos, mas por experiências. Entender e adaptar a linguagem aos novos tempos é a única forma de manter viva e atuante a poesia, para que ela não se torne uma prática de tempos antigos




© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook