Precisamos incentivar o financiamento individual na cultura

Ideia 97 de 99.

Produzir espetáculos é um empreendimento desafiador, pois assim como outras atividades que tem como objetivo construir algo , existe a necessidade do uso de recursos, sejam eles materiais ou intelectuais e os recursos possuem custos.


Eventos e espetáculos só podem trazer retorno financeiro durante o período que o mesmo é realizado, em alguns casos há antecipação de vendas para trazer dinheiro no caixa. O grande problema é que durante a fase de produção é necessário bancar os custos envolvidos na sua construção, criando a necessidade de se obter financiamentos que viabilizem o espetáculo.


Produções culturais buscam financiamento através de editais públicos ou patrocínios de empresas privadas, por vias diretas ou através de leis de incentivos. Alguns utilizam recursos próprios, mas são raros os que conseguem se financiar. Uma outra estratégia que vem se consolidando são os financiamentos coletivos onde busca-se obter recursos com doadores individuais. Existem várias plataformas que oferecem diferentes modalidades para se obter o financiamento. Porém, dentro desta estratégia existe uma forma de captação que não é muito utilizada.


Não apenas empresas podem investir em cultura e ter abatimentos em impostos, mas pessoa física também. A legislação permite que a doação possa ser feita à projetos culturais da escolha do doador. O problema do programa não consiste em sua forma e sim em sua divulgação.


Os poucos brasileiros sabem que é possível fazer este procedimento e dos que tem conhecimento quantos sabem como fazer? Não basta o governo implementar medidas que incentivem a produção cultural se não há uma comunicação efetiva para que as pessoas saibam disto.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook