Produza cultura com inspiração em dados demográficos

Ideia 71 de 99.

É compreensível que produtores artísticos tenham aversão a números ao criarem suas obras, pois o real valor da arte, por lidar com o subjetivo, não pose ser medido de forma numérica. Contudo, os números e dados podem ajudar os criadores a compreenderem melhor o mundo que vivem.


A visão pessoal de quem produz é e continuará sendo essencial para a criação de produtos culturais. A utilização de números e dados para a produção artística não tem como objetivo a substituição, mas sim a ampliação.


Dados demográficos podem nos ajudar a fazer uma leitura mais assertiva da sociedade em que vivemos, podendo assim inspirar a produção de conteúdos mais efetivos que consigam se conectar com a nossa realidade. Desconsiderar questões demográficas em prol da total liberdade artística pode resultar em produto cultural que não desperta interesse nas pessoas que vivem no local.


O estudo da demografia de regiões auxilia no planejamento de ações a curto, médio e longo prazo, sendo essenciais para as estratégicas políticas e econômicas, pois através dos dados é possível fazer projeções de situações que causarão impactos na sociedade no futuro.


A inspiração em dados pode trazer à produção cultural um aspecto mais estratégico e analítico que não irá substituir a criatividade, mas complementar. Para quem quer criar obras que sejam relevantes para o agora e futuro os dados demográficos são grandes ferramentas para isto.


© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook