Somente o público pode salvar a cultura

Ideia 3 de 99.

O poder público tem papel de extrema importância para o setor cultural, pois além de poder financiar é o responsável por criar um ambiente favorável às produções culturais com á elaboração de políticas públicas de incentivo a cultura. Ações governamentais são responsáveis também de estimular o mercado a investir no setor, gerando empregos e movimentando a economia.


Muitos produtores culturais atribuem ao governo como o agente principal para a condução de um processo que possa levar a cultura á uma situação mais próspera, contudo o poder público nunca conseguiu de fato implementar ações efetivas que de fato satisfizesse na totalidade as necessidades dos produtores culturais, nem mesmo nos períodos de maior disponibilização de recursos que tivemos.


Mas quem disse que uma situação ruim não pode piorar?


Nos últimos anos observamos uma mudança significativa na relação dos representantes públicos com a cultura, onde muitos destes utilizaram narrativas que “demonizavam” os agentes culturais, fazendo com que boa parte da população se voltasse contra as representações artísticas e seus produtores.


O distanciamento da cultura com a população se tornou a maior perda que o setor poderia ter, até mais que o corte de verbas ou interrupção de políticas de incentivo à cultura. Um povo que não se preocupa com seus equipamentos culturais não se importa com a extinção dos mesmos.


Quantos espaços culturais não sofreram cortes drásticos? Quantos editais não foram continuados ou nem sequer foram criados? Teatros e cinema fechando, projetos cancelados e artistas desempregados. E pra piorar, a população não se importando com tudo isso e alguns ainda apoiando medidas de desmonte da cultura.


Se numa democracia o governo é serviente ao povo, por que o foco ainda continua sendo o governo?


Os agentes culturais precisam resgatar o apoio popular, reconstruindo sua imagem e mostrar a importância da cultura. Uma vez conseguindo apoio popular, não vai ter governo e nem mercado que digam não às pautas culturais.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook