Storytelling para a produção cultural

Ideia 69 de 99.

Por quê gostamos de consumir filmes, livros de ficção e séries? Porque amamos ouvir histórias. Temos este hábito desde o inicio de nossa trajetória como civilização. Ao longo do tempo adotamos diferentes linguagens para transmitir histórias, desde as pinturas rupestres aos vídeos de depoimento no Instagram. Histórias prendem a nossa atenção, não importa onde elas estejam, se no bate-papo do desconhecido no ônibus ou num palco de teatro.


Por ter o poder de reter a atenção das pessoas, a publicidade passou a utilizar técnicas de narração de histórias para aplicar em contextos comerciais, criando um termo que vem sendo bastante utilizado chamado Storytelling. Aplicar storytelling consiste em usar elementos narrativos para transmitir uma mensagem mantendo a atenção das pessoas.


O mundo corporativo utiliza esta técnica para fazer apresentações de produtos ou soluções de uma forma que consiga criar alguma relação com o público daquilo que esta sendo exibido.


Muitas produções culturais já são possuem narração de histórias como base de estrutura, contudo o storytelling serve para aplicar em situações diversas além do palco ou do estúdio, podendo ser usado em materiais de comunicação ou durante a apresentação de algum produto cultural que não tenha uma estrutura narrativa em si.


Um artista plástico, um musico ou um pintor não precisam ser escritores para contar histórias que engajem seus públicos, basta saber aplicar as técnicas de strorytelling no seu contexto. Quanto mais utilizar, mais o conhecimento de narrativas vai influenciar positivamente em seu trabalho.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook