Surfe na onda de fenômenos da cultura pop

Ideia 54 de 99.

Blockbusters como os filmes da Marvel, livros best-sellers como os da saga Crepúsculo , músicas feitas por bandas KPOPs ou pinturas de Romero Brito podem até não serem bem avaliados pelas críticas especializadas, contudo é inegável não admitir que eles atingiram o sucesso de se estabelecerem como fenômenos da cultura pop.


Produtos de sucesso da cultura pop não deixam de ser produtos culturais, embora muitos avaliem estes como produtos de pouca profundidade ou até baixo teor artístico, o foco de nossa análise como produtores culturais não pode ser sobre o que é melhor ou pior e sim como podemos tirar proveito disto, seja aprendendo modos operantis, receitas de sucesso ou fazendo referências em nossos trabalhos.


Fazer referências claras de obras conhecidas da cultura pop pode despertar no público a sensação de proximidade ao apresentar algo que eles já conhecem e possuem uma conexão para então o artista oferecer uma coisa nova, tendo um laço já estabelecido.


Fazer referência a algo que o espectador já conhece, além de fazer ele se sentir mais inteligente e aumentar sua auto estima, consegue algo mais poderoso: despertar o sentimento de nostalgia e acessar sua memória afetiva.


O produtor cultural pode se beneficiar mais ainda se conseguir acertar no time certo e apresentar sua obra durante o período que sua referencia esta mais em alta. Muitas dos fenômenos podem ser previstos se o produtor tiver visão apurada no mundo que vive.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook