TEDxCultura para ontem!

Ideia 17 de 99.

“Ideias que valem a pena ser espalhadas”. Esta é a tradução da frase lema da iniciativa das palestras TED.


TED é uma organização sem fins lucrativos, originado na Califórnia e que possui um modelo de conferência mundialmente reconhecido. O TED organiza eventos com palestras de especialistas em diversas áreas e através do selo TEDx permite que pessoas do mundo todo possam utilizar seu nome para promover eventos em suas regiões de modo a expandir o nome da marca.


As palestras tem como objetivo apresentar histórias, cases ou conceitos que possam inspirar outras pessoas. Existem diversos formatos de tempo, desde palestras de 3min até mais de 1 hora com diversos temas possíveis não se limitando a apresentar casos de imenso impactos na sociedade, pois as pequenas iniciativas tem protagonismo.


Num país do tamanho do Brasil com todas as suas limitações de recursos, há milhares de profissionais da cultura que fazem ações criativas e inovadoras para levar a arte para a vida das pessoas com projetos e ideias admiráveis, mas que muitas vezes não possuem a oportunidade de compartilhar seus feitos.


Para adotar este modelo não precisa de uma grande estrutura, pois basta alguém para contar sua história, uma câmera de vídeo (ter bom áudio e som é importante) e uma plataforma para reunir os materiais publicados.


Para que as pessoas valorizem a cultura é necessário que seus profissionais valorizem uns aos outros, adotar as práticas do TED pode ajudar nisto, não para promover eventos que inflamem o ego de seus palestrantes, mas para de fato compartilhar as histórias de quem se empenha pela cultura e assim inspirar ,através da luz das ideias, corações e mentes dos outros.


Deixamos alguns exemplos de TEDs internacionais para conhecerem mais sobre o modelo e se inspirar em projetos culturais inovadores.


Como a arte da forma à mudança cultural - Por Thelma Golden

Por quê as Artes Cênicas São Importantes - Por Ben Cameron

A revolução dos festivais de arte - Por David Binder

Todas as obras de arte que você sempre quis ver - Por Amit Sood

Arte africana alegre, vibrante e fantástica - Por Wanuri Kahidu


© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook