Torne a cultura um dos maiores produtos de importação

Ideia 95 de 99.

O Brasil é um país de proporções continentais que ao longo de sua histórias abrigou grupos éticos vindos de diversos lugares do mundo trazendo suas tradições e costumes. O resultado da mistura de tantas culturas diferentes foi uma nação rica e diversificada em representações culturais. Nosso clima, nossas florestas e nossas belezas naturais também ajudaram a moldar aquilo que somos. Nosso apreço pela celebração resultou em festivais culturais diversificados que vai de norte ao sul, desde OctoberFest em Santa Catarina ao Festival de Parintins no Amazonas.


Temos riquezas nas zonas rurais e nos centros urbanos que representam costumes e valores que compõe o nosso país. Temos pedaços da África, do Japão, de Portugal, da Europa, de grandes metrópoles, de oasis paradisíacos. Temos as praias mais bonitas do mundo e a cidade mais maravilhosa de todos. E por quê diabos não exploramos isso? Ou melhor, não usamos para melhorar nossa economia além dos aspectos turísticos?


Exportar cultura para o mundo vai além de vender os estereótipos. Temos que assumir nossa identidade sem mascarar as dores de seu processo de construção. Assumir que as representações são frutos de nossa realidade sem que seja preciso omitir. Não omitir a existência das periferias, mas também não glamourizá-las. O que pode tornar nossa cultura um produto mais valioso não é nenhuma maquiagem social e nem sua representação destrutiva, mas seu caráter verdadeiro sem negar o que nós somos e de onde viemos.


Valorizar nossa cultura para todo o mundo é um recado de que somos um país que embora tenhamos diversos problemas, aqui é o lugar do mundo com maior potencial de crescimento e é através da cultura podemos mostrar isso.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook