Transmídia pode ser uma ótima ferramenta para a cultura

Ideia 31 de 99.

O ato de conceber um produto artístico requer a habilidade de contar uma história ou transmitir uma mensagem, cabendo ao seu realizador decidir qual canal de comunicação será usado. Um papel? Uma tela? Um som? Existem várias possibilidades de expressões e linguagem.


Ter domínio dos canais e mídias utilizados ajuda a criar um produto cultural que consiga se comunicar de maneira efetiva com seu público. Existem várias mídias para e utilizar mais de uma delas pode expandir o conteúdo de uma obra, contudo é preciso entender como fazer esta transição de mídias.


Crossmídia é quando uma mesma mensagem/história passada da mesma forma em mídias diferentes. Multimídia é quando se usa mídias diferentes para complementar uma história. Já transmídia é quando diferentes mensagens de um mesmo “universo” são passadas em mídias diferentes. Dentre todas elas a mais poderosa e desafiadora é a Transmídia. O maior exemplo transmidiático é Star Wars que possui filmes, jogos, quadrinhos e animações que contam histórias diferentes e complementares onde o consumidor consegue compreender que cada um faz parte de um mesmo todo.


Aplicar transmídia a um produto cultural não é uma tarefa fácil, pois exige muita criatividade e conhecimento em diferentes mídias, contudo pode-se atingir resultados de valorização de marca jamais imaginados.


Os estabelecimentos culturais podem estabelecer parcerias que possam ajudar na aplicação de técnicas de transmídia ao intercalar histórias em seus eventos e espetáculos, mais ou menos como fazer um festival sobre determinada temática.


Um trabalho transmidiatico pode oferecer ao público uma nível de imersão de experiência totalmente profunda ao convidar as pessoas a mergulhar no universo proposto pela obra.


Os produtos culturais possuem todas as características necessária para realizar trabalhos assim por possuir uma infinidade de maneiras de se expressar e ter um público com mente aberta para experimentar algo novo e se aprofundar em uma obra que o despertou interesse.


Obras transmídias são um dos mais elevados graus de inovação que um realizador cultural pode atingir ao propor um modelo de experiência de imersão e riqueza de conteúdo.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook