Use a Cultura como a maior estratégia de governo

Ideia 88 de 99.

Orçamento dedicado a cultura não é gasto, é investimento. Todo investimento possui o risco de não trazer o resultado desejado e por é por conta disto que o investimento deve ser feito de forma planejada e inteligente.


Primeiramente é preciso mudar a percepção que o governo tem da cultura. A cultura não pode ser resumida como somente uma forma de entretenimento, pois quando há esta definição a cultura pode ser preterida em períodos de escassez, quando mais ela deveria ser estimulada.


Os produtos culturais possuem a característica de poder transmitir mensagens , independente de sua modo de expressão. Tal característica faz com que os produtos consigam se interligar com outros aspectos importantes para o bom funcionamento da sociedade de interesse do poder público.


O fomento de arte nas periferias pode diminuir índices de violência e criminalidade (segurança pública). A disponibilização de atividades culturais nas metrópoles melhora a qualidade de vida das pessoas (saúde). Programas culturais nas escolas podem aumentar interesse por conhecimento (educação). Capacitação de profissionais no setor cultural pode aumentar a produtividade e resultados (economia). Entre outros impactos.


É possível interligar diversas pastas de um governo, fazendo que a cultura melhore o desempenho de cada uma. Ao utilizar a cultura de forma estratégica assim ela passar ser indispensável no contexto social.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook