Use a cultura para servir às pessoas e não o contrário

Ideia 8 de 99.

O que faz um produto ter sucesso? O que faz uma ideia se espalhar mais rápida e viralizar? O que faz a obra de um artista ser mais valorizada que outra? Existem vários fatores que justificam o êxito ou não de uma obra, que nem sempre está ligado ao seu valor artístico.


Para descobrir o segredo do sucesso de um produto não temos que olhar para ele em si, mas para quem ele impacta e porque provoca certas reações nas pessoas.


Um produto cultural não pode apenas apresentar as vantagens, os desejos ou os anseios de seus artistas. Eles precisam dialogar com a pessoas. A mensagem precisa se conectar com o público e o público precisa ser o ponto central do produto artístico.


Isso não significa que os artistas devem desconsiderar seus próprios sentimento, pois isso é essencial para a arte, mas uma vez que a arte é tratada como profissão ela precisa atender ao objetivo de todos os demais ofícios profissionais existentes: servir às pessoas.


Adotar este conceito faz com que o artista tenha que abrir mão da sua vaidade e assumir uma postura de humildade, pois aqueles para quem a arte é feita é mais importante que a arte em si.


É um grande desafio tentar equilibrar aquilo que o artista quer expressar e o que as pessoas querem ver e ouvir. Se o artista quiser ignorar completamente a necessidade de sua arte dialogar com o outro tudo bem, fazer arte também é para isso, mas não fique esperando que os outros paguem por ela.


© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook