Use Focus Group para a produção cultural

Ideia 52 de 99.

Hoje as empresas possuem um método totalmente diferente do que alguns usados há décadas atrás. Antigamente para se produzir um produto as empresas realizavam pesquisas de mercado, mobilizavam recursos e iniciavam a produção em massa para vendas baseada em projeções daquele mercado e sua demanda.


Grandes empresas investiram muito dinheiro em produtos que não tiveram bom desempenho em vendas, levando alguma delas á prejuízos gigantesco que culminaram em sua falência. Atualmente, visando evitar este risco, durante toda a fase de produção elas realizam testes com seu público durante todo o processo de produção para aumentar a probabilidade de maior êxito do produto no mercado.


Um destes métodos usados e os Grupos de Foco. Pessoas com perfil de seu consumidor que vão experimentando os produtos e dando feedback para que sejam ajustes até chegar ao ponto de ser lançado.


Não somente empresas de produtos físicos utilizam esta técnica, pois Hollywood faz pré-exibições de filmes de modo a usar a reação do público para ajustar falas, cenas e até o tom do filme para evitar uma recepção decepcionante e prejuízos financeiros quando o mesmo for lançado.


Utilizar esta técnica demanda um tempo na fase da produção, mas pode poupar muito mais tempo depois, pois ninguém quer se dedicar horas e horas de ensaio para durante a temporada o público não gostar e não comparecer no espetáculo.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook