Vamos unificar os grupos de articulação?

Ideia 99 de 99.

O Brasileiro não consome cultura como hábito. Apenas 1% dos municípios possuem um teatro. Programas de incentivo à cultura são descontinuados. Editais suspensos ou sem pagamento aos realizadores. A classe artística vem sendo desmoralizada por parte da opinião pública. Museus em chamas. Teatros fechando as portas. Corte de orçamento. Extinção do Ministério da Saúde. Projetos de leis barrados. São tantos os problemas encontrados no setor cultural que é um desafio muito grande mudar a situação.


Embora existam dificuldades, todas elas podem ser resolvidas e há milhares de pessoas no país atuando em diversas frentes de batalha e outras centenas que apoiam as reivindicações dos profissionais do setor por entender a importância da cultura para o país. Mas por quê apensar disto ainda não conseguimos ver um horizonte melhor? Não basta lutar exercendo a força. É preciso estratégia e quando se tem vários grupos atuando por uma mesma causa é preciso articulação.


Articular nos dias de hoje não significa ter um comando centralizado que dita as regras do que deve ser feito. Articular é definir uma causa (já temos) e propor ações alinhadas para atingir objetivos. Os diferentes grupos que lutam pela cultura precisam se conectar, mas não para formar um grupo único e sim trocar experiências, conhecimento e estratégias de modo com que um possa aprender com o outro.


Quando vozes são unificadas e alinhadas o poder de alcance se torna ainda maior e mais pessoas conseguem entender a mensagem que está sendo feita. Profissionais da cultura tem toda a criatividade no mundo nas mãos, mas precisamos nesta hora usar mais de sua inteligência.

© 2020 por Clubean

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook